domingo, 22 de março de 2009

Cartomantes



Espiritismo Mesa Branca
Isso não existe. A cor da mesa ou da toalha que se usa não tem qualquer significado quanto à qualificação da doutrina. A mesa não é um móvel indispensável no trabalho espírita, só existe - como existe em um escritório ou na nossa casa - para alguém colocar um livro ou qualquer coisa em cima. Espiritismo de "linha branca" ou "linha" de qualquer cor também é coisa que não existe.
Alto e Baixo Espiritismo
O Espiritismo é um só, que foi codificado por Allan Kardec no século passado. Tentam dizer que a Umbanda e o Candomblé fazem parte do chamado baixo espiritismo. A denominação é desrespeitosa tanto para com um quanto para com os outros. Nenhum umbandista convicto se diz espírita, porque sabe que as doutrinas são diferentes e não tem vergonha de se dizer umbandista.
Todo mundo vestido de branco
O Espiritismo nunca obrigou ninguém a se vestir de branco nem de cor alguma. Se ainda existem dirigentes de Centros Espíritas que exercem este tipo de obrigação, ainda não entenderam o que verdadeiramente é o Espiritismo. Não queremos dizer que o dirigente ou determinado trabalhador não tenha o direito de optar por gostar de roupa branca. Muitos a utilizam bastante. O que não é correto é obrigar as pessoas a se vestirem de branco, como se isso agradasse aos espíritos. É equívoco. As pessoas tem total liberdade de escolher a cor de suas roupas para ir ao Centro Espírita.
Cartomante Espírita
Não existe. Uso de cartas, búzios, amuletos, leituras de mãos, bolas de cristal e coisas semelhantes nada tem a ver com o Espiritismo. São respeitáveis as pessoas que utilizam desses recursos e não cabe ao Espiritismo, nem aos espíritas, o julgamento delas. Mas as coisas devem ficar bem definidas. Jamais um médium espírita fixa cartazes nas ruas, distribui panfletos ou coloca anúncios em jornais oferecendo os seus serviços.
Velas, Incensos e Defumadores
Não são recomendados em nenhuma hipótese. Quem recomenda esses
usos praticam qualquer tipo de religiosismo, menos Espiritismo.
Bebidas e Banhos
Ninguém é obrigado a beber nada, seja bebida alcoólica, garrafadas, preparados, etc. A única bebida sugerida é a água fluidificada, que é a água pura que tomamos no dia-a-dia, sem qualquer substância química, a não ser os fluidos colocados pelos espíritos. Sugerida, não imposta.
Quanto aos banhos, o único que o Espiritismo recomenda é o banho normal que as pessoas tomam com água e sabonete, por questão de higiene, e os banhos de piscina, rio ou praia nos dias de calor.
RESUMINDO
O Espiritismo não se utiliza de nenhum ato exterior de adoração, bem como de nenhum objeto em seus cultos.
Utilizamos, sim, a oração.
Quem diz o contrário ignora o que fala, desconhece a profundidade Filosófica, Científica e Religiosa
que é o Espiritismo.
Conhecer o Espiritismo é conhecer a si mesmo.
Visite uma Casa Espírita, leia as obras básicas e medite.

6 comentários:

  1. Muito boa a explicação!Sou espírita, e estou fazendo um trabalho de escola sobre cartomantes, axei um ótimo artigo!

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua participação através do comentário.
    José Antonio

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Eu gostaria de saber uma coisa..
    vc se referiu à cartomancia como não sendo espírita, pois bem, eu acredito que o espíritismo ainda vai descobrir muitas formas de comunicação diferentes às que Kardec descreveu, ainda evoluiremos muito, então eu frequento um centro espírita e participo do desenvolvimento dos estudos e etc a mais ou menos 1 mês..., porém eu leio cartas a 5 anos, e não divulgo isso, eu não cobro nem nada, as pessoas que sabem eh que passam para as outras e essas me procuram quando precisamde ajuda, eu não vejo o futuro, normalmente eu vejo coisas que acontecem agora e que a pessoa não está enxergando ou não percebeu ainda, não acho que é errado, já que todas as pessoas que me procuram, mais desabafam do que querem saber as coisas, sempre peço a Deus que me guie para que eu possa ajudar essa pessoa e iluminar seus caminhos, assim como acalentar seu coração..Eu disse no Centro que frequento q leio cartas, mas não expliquei como era a minha leitura,mas eles me pediram para parar por enquanto que eles iriam verificar (mas não me disseram o que!,)porém e as pessoas sempre voltam porque o que eu disse chegou a acontecer, pois eu sempre mostros os dois caminhos que a pessoa tem de escolher e ela opta o que prefere.. Nunca achei que fosse errado, pois eu não cobro de ninguem e nem engano, aliás sempre sinto a presença de alguem me ajudando a ver como um filme o que eu devo dizer....
    Gostaria que me desse sua opinião, Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por sua participação através do comentário. Responderemos no programa, abraços!!
    José Antonio

    ResponderExcluir
  5. bom eu frequento um centro espirita, e ja pensei em consultar uma cartomante pra me ajudar com alguns problemas sentimentais que estou enfrentando por causa de uma garota, sera que eu devo consultar a cartomante.

    ResponderExcluir
  6. Está na hora de estudar mais, principalmente, sobre auto-amor.
    É preciso compreender que quando nos amamos e valorizamos, passamos naturalmente a sermos amados.

    ResponderExcluir