domingo, 16 de setembro de 2012

Aberto para aprender...


Trago dentro do meu coração
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Tôdas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.
Fernando Pessoa

Contestar é pôr em dúvida a veracidade de algo por querer saber mais, é questionar alguém a respeito de alguma coisa que não se aceita como válida. A liberdade de consciência é valiosa. O livre-arbítrio é semente da ação. Quanto mais interpelamos os outros sobre as coisas que desconhecemos e não aceitamos, mais fácil fica entendê-las.
Sábio é aquele que está sempre à procura da renovação de conceitos, pois possui consciência de que ignora muitas coisas e busca sempre mais. Com o tempo, podemos perceber o quanto a ignorância cansa, ou quanto nos cansou o fato de ignorar. Sabedoria com “validade vencida” volta a ser de novo ignorância.
Hammed / Francisco do Espírito Santo Neto

Genial é aquela pessoa que, dentre outras coisas, consegue se colocar acima das limitações e tradições do seu tempo. É quem não se prende nem a paradigmas nem a preconceitos. E mesmo tendo sofrido todo tipo de influência (religiosas ou não religiosas), não se deixar prender. Genialidade é atributo daqueles poucos que ousam questionar e contestar; ouvir e observar; sem abrir mão, no entanto, de pensar e repensar. Sendo assim, não se limite a acreditar em algo, entenda que só o compreenderá profundamente, se além da sensibilidade usar a razão e, ainda, estiver aberto para aprender...
José Antonio Ferreira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário